Artigos

Instalação TDM-GCC

Neste artigo apresento o procedimento de instalação do TDM-GCC, uma distribuição de um dos compiladores mais famosos de GCC, assim como o MinGW. O TDM-GCC inclui os mais recentes e estáveis conjuntos de ferramentas GCC, alguns patches amigáveis do Windows e as API's de execução do MinGW e MinGW-64.

O TDM-GCC apresenta as versões de 32 bits e 64 bits, o download pode ser feito pelo site http://tdm-gcc.tdragon.net/

Faça o download correspondente a arquitetura da sua máquina:

Salve o arquivo em seu computador e com permissão de administrador execute a instalação.

É recomendável ter acesso a internet para realizar a instalação, caso não seja possível, faça o download do arquivo TDM32 bundle ou do TDM64 bundle e ao executar desmarque a opção"Check for update files on the TDM-GCC server". 

Clique em CREATE.

Na tela para selecionar a edição, recomendo deixar marcado a opção MinGW-w64/TDM64 pois ele funciona muito bem em computadores 32 e 64 bits. Caso já tenha feito a instalação e não tenha obtido um bom resultado em um computador 32 bits, selecione a primeira opção.

Clique em NEXT.

Na tela para selecionar o servidor para download deixe a opção SourceForge Default. Caso tenha encontrado algum problema na realização do download desta fonte selecione outra origem, por exemplo South America - Curitiba.

Clique em NEXT.

Na seleção de componentes marque a opção TDM-GCC Recommended, C/C++.

Verifique se a opção Add to Path está marcada. Essa opção irá adicionar o caminho C:\TDM-GCC-64\bin nas variáveis de ambiente do Windows, permitindo chamar o compilador GCC em qualquer caminho.

Clique em Install.

 

Leia também: Dev-C++ como instalar e resolver problemas com Windows 10