Links úteis

Para você não perder horas e horas em filas sem necessidade, preparei uma lista com os serviços que podem ser feitos pela internet. 

 Serviços federais

Cartão SUS - Pelo Portal Cidadão você pode consultar o seu cartão SUS, alterar dados cadastrais, entre outros. Pelo portal você também poderá encontrar o número do seu cartão SUS (caso tenha esquecido) usando a busca por nome ou por CPF.

Cartório 24 horas - Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento não precisa mais ir até um cartório. Cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet. Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por Sedex.

Certidão de antecedentes (PF)  - Certidão de antecedentes criminais emitido pela Polícia Federal.

Certidão de distribuição - É possível consultar no site da Polícia Federal se existe algum processo criminal, civil ou mesmo fiscal tanto de pessoa física quanto jurídica.

Consulta aos lotes de restituição do IR - Site permite checar se pagamento de restituição do contribuinte já foi liberada.

Consulta de processo de ordem cível ou criminal - Por meio do site do Tribunal de Justiça do estado de SP é possível consultar a existência de processos de ordem cível ou criminal.

CPF  - O contribuinte pode consultar se seu CPF está bloqueado, o andamento da solicitação do documento e emitir um comprovante de inscrição e de situação cadastral.

Declaração de Imposto de Renda - Basta visitar o site da Receita Federal e baixar os programas necessários para fazer a declaração e a transmissão dos dados.

Farmácia Popular - No portal da Farmácia Popular você encontra as listas de medicamentos disponíveis pelo programa "Farmácia Popular" do governo Federal e a lista de medicamentos do "Aqui tem Farmácia Popular".

FGTS - Aqueles que possuem o Cartão do Cidadão podem consultar seu saldo e/ou extrato das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) por meio do site da Caixa Econômica Federal.

Título de eleitor e outros serviços online (TRE) - É possível fazer o alistamento, transferência, consultar situação eleitoral ou revisão eleitoral pela internet. No caso do alistamento, o eleitor precisa comparecer com os documentos originais a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral para retirar o título. Nesse site, também é possível obter uma declaração de que o eleitor está em dia com a Justiça Eleitoral.

Passaporte - Agendamento de entrevista para primeira ou segunda via do documento.

Previdência Social - CNIS - Aqui é possível ter acesso ao seu Extrato de Pagamento do INSS, verificar o quanto você já contribuiu para previdência social. Esses pagamentos são depositados pelas empresas que você trabalhou é para as que você está trabalhando. Para você ter acesso ao seu saldo tenha o número do seu NIT - PIS, você pode visualizar esse número na sua Carteira de trabalho. Você necessita ter a senha, caso não possua você vai ter que ligar para o número 135 (ligação gratuita de orelhão ou telefone fixo) ou terá que criar um Agendamento Eletrônico pelo link abaixo.

Previdência Social - Agendamento Eletrônico - Cadastro para Agendar, Consultar, Cancelar e Remarcar agendamento nas agências do INSS, após escolher a opção digite o código corretamente e clique no botão avançar.

 Serviços estaduais - SP


Atestado de antecedentes (SSP) - Atestado de antecedentes criminais emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Boletim de ocorrência (BO)  - Em São Paulo, também é possível registrar um boletim de ocorrência (BO) pela internet e evitar filas. Os casos em que é possível registrar um BO são: furto de veículo, furto ou perda de documentos, desaparecimento e encontro de pessoa, furto perda de placa de veículo, furto ou perda de celular.

Consulta multas e infrações de trãnsito - Os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) oferecem a opção de pagar multas e imprimir segundas vias pelo próprio site. Cada Estado brasileiro tem seu próprio site.

IPTU - Muitas cidades já permitem o pedido de segunda via e ou pagamento do tributo online. Confira se isso é possível com a Prefeitura de sua cidade.

IPVA - A maioria dos Detrans permite consultar o valor e pagar o tributo pela internet. Na dúvida, confira com o Detran de sua cidade.

Nota Fiscal Paulista - Cadastro do contribuinte no programa de descontos do governo de São Paulo (100% online).

Outros serviços estaduais - Diversos serviços online disponibilizados pelo site da Prodesp. Pra que pegar fila?

 Serviços municipais - Piracicaba/SP


Leis e Proposituras de Piracicaba - É possível consultar as leis, proposituras e toda a documentação legislativa de Piracicaba. Toda cidade possui um portal semelhante a esse.

Semuttran: Consulta e Recurso de Multas - O site permite a apresentação de defesas online, sem a necessidade de comparecimento à sede da prefeitura. A página também oferece serviços como buscas por infrações municipais.

Semuttran: Consulta itinerário de ônibus - Por meio de um mecanismo de busca, o internauta pode encontrar as linhas de ônibus que levam a determinado lugar. A pesquisa pode ser feita pelo nome do bairro, número da linha ou palavras-chave relacionadas ao destino desejado (Shopping Piracicaba, por exemplo).

Serviços Online da Prefeitura de Piracicaba - Para os moradores de Piracicaba no site da prefeitura existe diversos serviços on-line como a emissão da 2º via do IPTU, Habite-se, Certidão Venal, entre outros serviços.

Solicitação de serviços para a prefeitura de Piracicaba - 156 - Moradores de Piracicaba podem registrar suas solicitações diretamente no sistema da prefeitura por essa página. São diversas solicitações como podas de árvores, operação tapa-buraco, sinalização, reclamação na área de saúde, educação, etc.